Make your own free website on Tripod.com

Inicial

Quem Somos

Nossas Ações

Oficinas DDHH

Nossos Textos

Maranguape

Como Colaborar

Links Indicados

Contatos: okaracidadania@ig.com.br


O OKARA atua em linhas definidas por sua Assembléia Geral, por meio de objetivos semestrais e anuais. Há ações fixas e ações temporárias ou contextuais. Todas as ações são inteiramente gratuitas e desenvolvidas no sistema de voluntariado. Nunca conseguimos parceria alguma com o poder local, até mesmo pelo conteúdo “libertador” de consciências que geralmaente trabalhamos.

AÇÕES FIXAS

  • OFICINAS DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: Ações pedagógicas, com utilização de multimeios (alguns elaborados pelo OKARA), visando o debate de temáticas afins. São constantes e ocorrem, geralmente, em espaços públicos, como escolas, praças, associações, igrejas...

  • CAMPANHAS PELA MEMÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS: Campanhas fixas, que visam relembrar fatos marcantes para os Direitos Humanos. Há a produção e distribuição de cartazes e folderes sobre o tema e a visita a escolas e outras instituições. São algumas das campanhas:

Golpe de 1964;

Dia Internacional da Mulher;

Dia internacional dos Direitos Humanos;

Semana Estadual dos Direitos Humanos;

Semana da consciência negra;

Abolição da escravatura (Brasil, Ceará, Maranguape);

AI-5;

Semana da Criança/Estatuto da Criança e do Adolescente;

  • ACERVO CULTURAS CIDADÃS (ACC)– Acervo composto por mais de 1200 exemplares, entre lívros, revistas, fitas de vídeo, CD-roms... Mantido pelo OKARA para a pesquisa dos interessados. O ACC foi montado graças à doações e empréstimos, sendo que as principais doações foram feitas pela viúva do Prof. Gualter Conde, Sra. Nevinha, que doou parte do acervo deste estimado educador para o ACC; O okariano Marcos Paulo também destinou parte do seu acervo pessoal para o ACC. Ainda recebemos doações consideráveis da SEDH, por meio do Secretário Adjunto, Dr. Mário Mamede Filho, e de entidades como a Secretaria estadual de Cultura, Fundação Waldemar Alcântara, entre dezenas de outros doadores que colaboraram com a montagem do ACC. Brevemente divulgaremos a lista detalhada dos doadores.



A atuação na área de registro e resgate das culturas locais é outro importante eixo de ação do OKARA. Já foram produzidos dos vídeos amadores sobre temas relacionados, além de coleta e organização de registros históricos e culturais do município.

O OKARA procura realizar, em Maranguape, as campanhas internacionais, nacionais e estaduais de Direitos Humanos e Cidadania. Devido à falta de interesse político na real instalação de uma cultura cidadã no município, por vários setores, o OKARA busca manter no município tais campanhas, mesmo ao custo das perseguições políticas e das tática de isolamento que sofre.

Atualmente o OKARA está administrando e mantendo um projeto de portal para o Fórum Cearense dos Direitos Humanos